Categoria: Mamães

Dicas de viagens para gestantes

É comum sair muito da rotina em viagens, podendo prejudicar a gestação. Divirta-se, mas tente manter uma alimentação saudável e regular, e um bom ritmo de sono.

Compartilhe: , , pinterest

Grávidas podem viajar de avião? Qual o melhor mês da gestação para viajar? Essa são algumas perguntas muito comum entre as mamães que querem fazer o enxoval no exterior ou ainda uma ultima lua de mel antes do bebê nascer. É claro que todas pensam na segurança do bebê e em seu bem estar em primeiro lugar (principalmente as mamães de primeira viagem, né?). Então reunimos algumas dicas para facilitar esse processo.

•  Qualquer gestante pode viajar?

Desde que não tenha nenhuma complicação médica, como sangramento de escape, diabetes, pressão alta e não tenha histórico de parto prematuro anterior, em geral não há problema viajar durante a gravidez. Porém, antes de qualquer viagem, consulte seu obstetra para saber se há algum risco ou se é preciso tomar cuidados extras.

• Qual a melhor fase da gestação para fazer uma viagem?

Recomenda-se entre o terceiro e o sétimo mês, pois antes disso o feto ainda está em formação, e depois há risco de parto prematuro. Para as mamães de gêmeos é recomendado até a 28ª semana.

• Quais documentos a gestante precisa para viajar?

A maioria das companhias aéreas pedem uma autorização médica para as gestantes viajando com 28 semanas ou mais. Esse numero varia conforme a empresa, então você deve checar com a sua companhia aérea qual a regra dela sobre embarque de gestante. E lembre-se, essa autorização medica deve ser emitida até 7 dias antes da viagem.

• Cuidados antes de voar

Evite alimentos que causam gases, pois em altitudes elevadas eles se expandem e geram certo incômodo. Tome cuidado também com bebidas diuréticas, como chá, café e refrigerantes à base de cola. Pense sempre antecipadamente, e não fique sem comer durante os traslados, pois isso poderá causar enjoo e tontura durante a viagem. Antes de partir, inclua na mala de mão lanchinhos como barras de cereal, frutas secas ou bolachas salgadas, bem como uma garrafa de água para beber com frequência e evitar a desidratação.

• Cuidados durante o voo

Escolha um lugar no corredor (para facilitar as frequentes idas ao banheiro!) e se possível, no meio do avião, perto da asa, pois é o local em que há maior estabilidade durante o voo. Consulte seu médico sobre o uso de meia compressora, e caminhe sempre que possível durante o voo. Recomenda-se a cada meia hora! E quando estiver sentada, procure movimentar as pernas e pés. Tudo isso porque na gestação, a quantidade de sangue circulante aumenta cerca de 50%, e ficar muito tempo na mesma posição dificulta o retorno venoso e causa inchaço. Use sempre o cinto de segurança na região supra púbica, abaixo da barriga. Pode até colocar um travesseirinho para se sentir mais confortável.

• Cuidados no destino

Não tente bancar a mulher maravilha e sair carregando malas pesadas. Se tiver viajando sozinha, peça ajuda para tirar a mala da esteira, por exemplo. Atividades não recomendadas: mergulho e esportes envolvendo mudanças de pressão, cavalgadas, usar toboáguas e pular de asa delta. Evite também banheiras de hidromassagem e banhos de ofurô muito quentes. Não abuse das caminhadas, principalmente sob o sol. Na praia, tome cuidado com insolação e desidratação.

É comum sair muito da rotina em viagens, podendo prejudicar a gestação. Divirta-se, mas tente manter uma alimentação saudável e regular, e um bom ritmo de sono. Lembre-se de beber água com frequência!

Deixe um recado

* requerido