Categoria: Casamento

Dicas valiosas para planejar um mini wedding

Se você está procurando diminuir seus custos de casamento ou quer criar uma experiência extraordinária e luxuosa para um grupo seleto de convidados, essas idéias podem te ajudar a começar o planejamento do seu mini wedding.

Compartilhe: , , pinterest

Já falamos muito aqui no blog sobre mini wedding e somos suspeitas para levantar bandeiras porque amamos uma celebração intimista. Mas para quem é novo no assunto, um casamento íntimo geralmente incluem 75 convidados ou menos com um estilo mais discreto.

Se formos fazer uma lista dos prós e contras, não caberia em apenas um post. Há tantos ótimos motivos para fazer um mini wedding! Se você está procurando diminuir seus custos de casamento ou quer criar uma experiência extraordinária e luxuosa para um grupo seleto de convidados, essas idéias podem te ajudar a começar o planejamento de casamento.

Photo: Magnus Bogucki

Lista de Convidados

Vamos ser sinceros, essa é uma das piores partes de organizar um casamento. E se você e seu parceiro não fazem o estilo “convidar para não ficar chato”, aqui esta a primeira vantagem para se pensar em um casamento pequeno.

Porém, a tal da lista enxuta sempre traz desconforto.Vocês devem estar preparados para lidar com a situação. Isso pode significar ter que explicar aos amigos que esperavam estar lá porque eles não receberão um convite. E não há nenhuma maneira fácil de fazer isso, viu? Exceto ser perfeitamente honesto. Diga que você está mantendo o evento muito pequeno e limitando a lista, mas esteja preparado para os ocasionais sentimentos feridos.

Local do casamento

Escolher o local do casamento é um dos primeiros passos da lista “to do”, e pode variar muito quando se opta por um mini wedding. Há tantas opções criativas para locais quando você não está tentando acomodar centenas de convidados!

Existem restaurantes únicos, ranchos rústicos, celeiros, luxuosos clubes privados, ambientes com vistas requintadas, jardins, parques e por ai vai. Faça uma pesquisa fora dos estabelecimentos “tradicionais” de casamento.

Photo: Shari + Mike
Photo: White Diamond
Photo: Gantes Co.
Photo: Cassidy Parker Smith

Personalização

Por conta do número reduzido de convidados, fica muito mais fácil personalizar a cerimônia e a recepção. É possível, por exemplo, optar por “assentos marcados” (place cards) com o nome de cada convidado. Essa é uma tradição nos casamentos americanos, mas convenhamos, com uma lista de 250 pessoas, é uma baita dor de cabeça.

via weddbook
via samallen creates
via our wedding ideas

Cookies feitos pela sua avó na mesa de café, mensagem dos noivos em cada mesa, fazer charmosos programas da cerimônia combinando com o menu, com o convite, com o cartão de agradecimento, etc! Todo o trabalho manual (DIY) fica mais fácil e acessível para um menor número de convidados.

Qualidade x Quantidade

Se você gosta das coisas boas e caras (acho que todo mundo, né? rs), um casamento pequeno te dá a oportunidade de ter serviço e detalhes de qualidade em razão da quantidade reduzida. Por exemplo, você pode escolher servir um jantar a francesa para 50 pessoas ao invés de finger foods para 250.

Manter as coisas pequenas significa que os detalhes extras de repente são mais acessíveis. Pense em caixas de chocolate em vez de uma única trufa, o melhor champanhe em vez de vinhos, espumantes e mini bolo para convidado em vez de apenas um na mesa principal.

via a wedding cake blog
via baking lane
baking lane
via baking lane
via erin made this

Detalhes

Quando o casal esta planejando um casamento pequeno, geralmente uma assessoria/cerimonial não entra nos planos de gastos. Mas aqui vai um conselho – pequeno não é sinônimo de simplicidade. Cuidado com os detalhes! Um casamento de 250 pessoas pode tolerar erros e passar por cima de detalhes, mas em um evento de 50, tudo é notado.

Contar com a ajuda de um profissional para cuidar dos detalhes do grande dia pode te economizar algumas dores de cabeça.

Destination wedding

Use a sua lista reduzida como vantagem. Que tal levar seu grupo de pessoas favoritas para uma pousada nas montanhas e esticar as festividades para três ou quatro dias? Com um numero reduzido de convidados você pode sonhar mais alto, criar mais lembranças com seus convidados e oferecer-lhes uma experiência pessoal que você não consegue obter com casamentos maiores.

Recebemos muitos pedidos para assessorar casamentos aqui em Nova York de noivos que querem fazer um mini wedding. Colocaram na ponta do lápis e viram que compensa ($) fazer um destination wedding com 20 pessoas no exterior, do quem um com 250 pessoas em uma capital como São Paulo, por exemplo.

A escolha por uma lista reduzida de convidados não está atrelada necessariamente à um orçamento apertado. Compartilhar o dia que sempre desejamos de uma forma íntima é muito especial e deve ser planejado com todos os detalhes, como se fosse a maior festa do planeta.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você!

Photo: Cassidy Parker Smith
Photo: Cassidy Parker Smith
Photo: Shari + Mike
Photo: Scarlet O’Neill
Photo: Scarlet O’Neill
Photo: Scarlet O’Neill

A escolha por uma lista reduzida de convidados não está atrelada necessariamente à um orçamento apertado. Compartilhar o dia que sempre desejamos de uma forma íntima é muito especial e deve ser planejado com todos os detalhes, como se fosse a maior festa do planeta.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você!

Comentários fechados.