Categoria: Planejamento

Identidade Visual no Casamento

A identidade visual é a marca da sua festa e é o que torna sua decoração personalizada.

Compartilhe: , , pinterest

Um item muito importante no processo de organizar um casamento é a identidade visual. Qual a sensação e estilo que você quer passar para os seus convidados?

Para te ajudar, corremos em um busca de um profissional da área e encontramos o Felipe Villarreal, diretor de arte de uma grande companhia de publicidade em New York. Tivemos um bate papo super interessante com ele e as dicas são valiosas!

1) Qual o papel da identidade visual em um casamento?

Antes de mais nada, devemos ter em mente que uma identidade visual só atinge seu objetivo quando ela consegue transmitir fielmente os valores e personalidade do objeto em questão. No caso de um casamento acontece o mesmo, ela sera única quando conseguir demonstrar a essência e a visão que os noivos tem da cerimônia. Por exemplo, se o casal pensa em um casamento rústico, toda a papelaria será voltada a esse estilo. A identidade visual é a marca da sua festa e é o que torna sua decoração personalizada.

2) O que se entende por papelaria do casamento, e do que ela é composta?

É o aspecto visual que contém texto e imagem. Ela é formada pelo save the date, convite, menu, tags, website, lembrancinha, decoração etc. Tudo deve se apresentar como um conjunto harmonioso, com regras estabelecidas em relação a cores, material, logo e tipografia.

3) Qual o processo para chegar a uma identidade visual?

Primeiramente deve se ter uma entrevista com o casal para colher informações do que pensam a respeito do visual do casamento. O profissional que criará a identidade visual necessita informações sobre cor, tema ou estilo, e a partir daí tem um ponto de partida para começar a criar. Com isso em mãos, papel, lápis e muita criatividade!

4) Existem etapas de criação?

Não necessariamente, cada caso é um caso. Às vezes a criação começa pela logomarca, outras a inspiração vem da textura do papel escolhido. Outras ainda, uma etapa depende da outra. Se temos um papel sofisticado, por exemplo, podemos usar uma logo simples e vice-versa!

5) Na era digital que vivemos, a facilidade de enviar um save the date ou um convite online é grande. Existe procura por esse tipo de arte, e a qual a sua opinião sobre ela?

Sim, existe procura porque é uma forma muito mais prática e fácil de enviar um convite, e até pode ser uma experiência diferente para o convidado que a recebe. Existem muitas maneiras divertidas de contar a história de duas pessoas, como nesse exemplo 

Porém, a experiência sensorial de receber um convite físico é insubstituível. Tocar um papel sedoso,  sentir o alto relevo das letras ou até mesmo o aroma ao abrir um envelope, é único . Na minha opinião, o digital pode funcionar junto com o físico e formam um belo casal..rs!

6) Você tem alguma dica para os noivos que estão nessa fase da papelaria?

Acredito que os noivos devam decidir a importância que a papelaria tem para eles, pois isso está relacionado diretamente com o tipo de profissional que  irão contratar e o orçamento disponível para esse item da lista. E tenham em mente: bom, bonito e barato não existe!

8752c231d46af5db40784dacee4cadfd 0c597a083c9b50c5ec0cd3712801e51a 5ff0e52e14f4993f3e7458b39423780e 5a0f63e60bc8d30c2b8f6f94e5e2c114 59212cb38df90f90d8b0131c5eab9490 e46191b309a54c85ebd1aa57ecbf7301

Ficha técnica

Fotos: Pinterest

Felipe Villarreal é diretor de arte e desenhador gráfico

 

Deixe um recado

* requerido