Categoria: Mamães

Mochila guia ou coleira infantil: usar ou não?

A mochila guia ou coleira infantil tem dividido opiniões mundo a fora e dificultado os pais a tomarem uma decisão de usá-la ou não.

Compartilhe: , , pinterest

Ser pai e mãe é tomar muitas decisões em benefício de quem mais amamos: os filhos. Quantas vezes já passou por sua cabeça o que é certo ou errado para seu bebê, se é bom ou ruim, se vai afetar o futuro dele ou não? As dúvidas são freqüentes, e ainda mais quando estamos sempre sendo observados e criticados por pessoas ao redor (e por terceiros que as vezes não são nem importantes em nossas vidas). Por isso hoje vamos falar sobre um assunto polêmico: a mochila guia ou coleira infantil, que tem dividido opiniões mundo a fora e dificultado os pais a tomarem a decisão de usá-la ou não.

Antes do Teo nascer, eu sinceramente não tinha uma opinião muito clara sobre o assunto. “Ok, é um item prático e tem um propósito bacana, mas não sei se usaria no meu filho.” Teo nasceu, começou a andar e…ESSA É A MELHOR INVENÇÃO EVER!!! Não saio sem a mochilinha dele do rinoceronte =) Quem nos acompanha nas redes sociais, com certeza já viu ele todo serelepe passeando com sua mochila verde e azul.

Quantas mamães já passaram por uma situação de agonia em um aeroporto, por exemplo, onde milhares de pessoas passam e você tem que prestar atenção nas malas, passagens, passaportes, vôo e claro, nos filhos que estão curiosíssimos e com uma vontade imensa de desbravar esse lugar tão diferente? Ou então em um lugar bem movimentado, cheio de atrações que os pequenos não resistem, e apenas segurar a sua mão não é o suficiente? Sim, eles querem correr e ver todos e tudo ao mesmo tempo!

O objetivo desse acessório é para a segurança dos pequeninos que ainda não estão preparados para ocasiões fora de suas rotinas e, principalmente, para a tranqüilidade das mamães enquanto ensinam seus babies o que é certo e errado, e quando eles podem ser curiosos ou não. A mochilinha é quase um brinquedo quando não está sendo usada, algumas parecem até um bichinho de pelúcia. Existe uma “corda” anexada a mochila, e quando necessário, os pais seguram para conter a criança de sair correndo. A ideia é os pequenos poderem andar e se movimentar, mas com os pais dando os limites necessários. Aqui nos Estados Unidos você encontra mochilas de bichinhos por mais ou menos $15 dólares. Essa do Teo é da marca SkipHop e é bem fácil encontrar nas lojas por aqui.

Mas é certo prender o pequeno dessa forma? Outros dizem: mas se colocar no carrinho não estará prendendo e privando de aproveitar também? Viu só como é polêmico? Não estamos defendendo a mochila guia ou coleira infantil e tão pouco dizendo se está certo ou errado usar. Os pais conhecem como seus filhos são, como vão se comportar e se os pequenos conseguem ficar pertinho em situações fora de suas rotinas. A questão é que o preconceito existe, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Pessoas vão olhar torto, falar mal ou vão apoiar e quem sabe até começar a usar também. Porém a decisão de usar ou não tem que partir dos pais. O que é melhor, um olhar torto de um estranho ou a segurança do seu filho? Lembre-se que cada família é única, com crianças únicas e situações únicas tentando fazer o melhor que pode para o bem estar de todos.

Aqui em casa nós somos fãs da mochilinha. E qual sua opinião? Você usaria em seu filho? Já viu alguém usando? Compartilhe suas experiências aqui com a gente! 🙂

Deixe um recado

* requerido