Categoria: Inspirações

11 de setembro: o dia que mudou a história!

Naquele dia, as Torres Gêmeas de 110 andares do complexo empresarial World Trade Center, na cidade de Nova York, e o Pentágono, a sede do departamento de defesa dos Estados Unidos, na Virgínia, foram atacados por terroristas.

Compartilhe: , , pinterest

Jamais um 11 de setembro será apenas mais uma data. Hoje, os EUA lembram o décimo segundo aniversário dos ataques. Naquele dia, as Torres Gêmeas de 110 andares do complexo empresarial World Trade Center, na cidade de Nova York, e o Pentágono, a sede do departamento de defesa dos Estados Unidos, na Virgínia, foram atacados por terroristas. Quase 3.000 pessoas morreram. O último avião que tinha como objetivo atingir a Casa Branca caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois dos passageiros e tripulantes tentarem retirar o controle do avião das mãos dos seqüestradores.

Desde então, o que acontece nessa data em New York?

A cidade tem uma agenda especial nesse dia. A peça central dos eventos ocorre no Marco Zero (onde ficavam as Torres Gêmeas do WTC) com a presença de autoridades e familiares das vítimas. O primeiro minuto de silêncio é feito no horário do primeiro ataque, seguido pela leitura do nome de todas as vítimas, e interrompido pelo segundo minuto de silêncio, exatamente no horário do segundo ataque.

Nas ruas, é um dia de luto. Muitos cidadãos vestem preto em memória daquele dia ensolarado que se tornou negro. Flores são depositadas em frente à igreja St Paul’s Chapel of Trinity que fica a poucos metros do local da tragédia, e que abrigou dentro de suas paredes muitos socorristas e feridos.

Se você estiver passando por New York, vale a pena visitar o memorial Marco Zero. Ele possui duas grandes fontes, com paredes de águas fluindo sem parar. Foram erguidas no lugar exato onde estavam os edifícios, e tem o nome de todas as vítimas escritas em seu entorno. O lugar é muito bonito, apesar da tristeza que impera no ambiente.

Para visitar o Memorial 9/11 é recomendado que se faça o agendamento pelo website http://www.911memorial.org 

Fotografia: Krisiele Oliveira

Deixe um recado

* requerido